Image and video hosting by TinyPic

08 julho 2013

Educação X Tecnologia

Postado Por: Wagner  |  Em:

O processo de inclusão digital corre a todo vapor no  Brasil mas nem todos assistem a essa pequena revolução com o mesmo otimismo que eu, alguns até encaram esse processo como um inimigo. Mas quem? Quem  poderia considerar o progresso como inimigo?

" O inimigo se esconderá no último lugar que você procuraria"  Júlio Cezar.

Acredite!!! Muitos educadores tratam esse processo de inclusão como um obstáculo ao ensino, os argumentos são os mais variados. Por exemplo, quem nunca ouviu de um professor  a seguinte frase?
-  Os alunos copiam e colam o trabalho da internet!
Mas será que o inimigo é o avanço tecnológico e a inclusão digital ou o verdadeiro inimigo é a estagnação  ao modelo convencional de ensino? O despreparo e a dificuldade que pais e mestres estão tendo em lidar com esse novo paradigma (que nem é tão novo assim)?
Qual seria a solução? Se trata apenas de colocar computador nas escolas?
Obviamente não. Esse paradigma seria mais um belo pretexto para a reforma educacional tão necessária a evolução do nosso país e seria impossível uma reforma dessa proporção sem resolver problemas  que ao meu ver são cardeais como:

  • Desvio das verbas destinadas a educação.
  • Falta de fiscalização do destino dos recursos.
  • Desigualdades regionais.
  • Baixos salários, má valorização e uma ineficiente fiscalização dos educadores.

Alguns problemas  como a dificuldade de famílias carentes manterem os filhos nas escolas foram amenizados com as bolsas sociais tão criticadas e tão importantes no trato desse delicado assunto mas muito ainda deve ser feito por toda a sociedade  e só com esse esforço direcionado poderemos nos orgulhar da maior honra que uma grande nação pode ter, que não é um bom futebol mas sim uma boa educação.

Copyright © 2013 Brasil em Discussão. Traduzido Por: WST Design.