Image and video hosting by TinyPic

29 novembro 2013

Nazi-coxismo e os pequeno-burgueses

Postado Por: Wagner  |  Em:


Nazi-coxismo é a definição que uso para descrever uma ideologia formada não só pela tradicional pequena- burguesia mas também pelos insurgentes integrantes daquilo que o PT chama de nova classe média. A pequena-burguesia pode ser definida pelo desejo dos seus integrantes de se tornarem burgueses, porém não possuem capital suficiente para explorar a força de trabalho dos menos afortunados. Em outra via, eles também não aceitam ter sua força de trabalho explorada, o que cria uma especie de anomalia social.

A classe mais pobre representa o mais ameaçador medo do pequeno-burguês, e como boa dose de negação a esse medo, ele acaba atacando o proletário com toda sorte de insultos ( Ex: pobres são todos burros, pobre não devia ter direito a votar, pobre vive de bolsas sociais). O pequeno-burguês baseia suas opiniões na velha mídia, que por sua vez, promove os pontos de vista  favoráveis ao meio de produção dominante. Logo o pequeno-burguês começa a se comportar e a tentar pensar como o próprio burguês, mas sem condições financeiras para encarnar o próprio pensamento,  ele começa manifestar a insatisfação com o seu fracasso pessoal de forma cada vez mais violenta e rancorosa.

A associação desse pensamento ao nazismo, se deve ao fato de que boa parte dessa sub-classe (leia-se pequena burguesia) recorre a discursos onde a violência é colocada como solução de problemas complexos. O pensamento segregacionista do pequeno burguês utiliza-se de aspectos sociais e culturais para mostrar o proletário como classe inferior.


Exemplos:

Bandido bom é bandido morto (Se for bandido pobre)
Tradução: Eu não acredito que um infrator pode ser recuperado e ressocializado.

Comunistas merecem morrer.
Tradução: Qualquer pensamento que me torne mais próximo do proletário, deve ser rejeitado com todas as forças pois não aceito ideias diferentes, principalmente aquelas que pretendem me colocar do nível de pessoas que  considero inferiores.

Pobre não tem higiene.
Tradução: A higiene está relacionada com o poder de consumo.

Os impostos são muito altos
Tradução: Eu compro tudo que posso pra parecer burguês mas na hora de pagar impostos quero que o estado me trate como pobre.

Poderia escrever um livro de mil páginas só com exemplos de discursos pequeno-burgueses mas creio que esses sejam suficiente pra ilustrar a ideia central do texto.

Disso tudo podemos concluir que o  pequeno-burguês se acha  rico demais pra ser considerado pobre e pobre demais pra ser considerado rico. Ele também acredita que só uma intervenção militar poderia dar as condições que ele necessita para realizar seu maior sonho. Se tornar de fato um burguês.






Copyright © 2013 Brasil em Discussão. Traduzido Por: WST Design.