Image and video hosting by TinyPic

24 outubro 2014

O DEM, principal aliado de Aécio Neves lutou para acabar com o Prouni.

Postado Por: Átila Siqueira.  |  Em:



        Algumas pessoas podem não se lembrar de como foi à implantação do Prouni, em 2004, bem como talvez não se lembrem de como era o acesso ao ensino superior para os alunos de escolas públicas. A acessibilidade era mínima, quase nenhuma, e geralmente quem conseguia ingressar em um curso universitário, com raras exceções, era quem podia pagar uma faculdade privada ou uma escola privada.
         Atualmente a coisa é bem diferente, pois programas como o Prouni, o fies, o Reuni e mais recentemente o Pronatec, garantiram a entrada dos pobres aos cursos superiores de forma muito ampla, chegando-se mesmo a um patamar em que atualmente a grande maioria dos pobres consegue fazer um curso superior. Contudo, o programa que produziu em grande parte essa realidade, o Prouni, foi contestado e sofreu oposição para ser implantado por parte do PFL, atual DEM, principal aliado do PSDB, que não só votou contra o projeto, mas chegou ao cúmulo do absurdo de entrar na justiça para tentar acabar com esse programa.
         E reparem, a campanha de Aécio não faz uma proposta para ampliar o acesso a universidade a população e muito menos para os mais pobres, enquanto o PSDB defendeu em alguns momentos a privatização e o fim das universidades públicas no Brasil.
         Será que o PSDB e seus aliados que lutaram tanto para acabar com o Prouni desejam curso superior para os mais pobres?


Átila Siqueira é Historiador, Bacharel em História pela PUC-MG e Mestrando em História, pelo programa de pós-graduação em História da UFMG, na linha de História e Culturas Políticas.


http://xa.yimg.com/kq/groups/2170020/67893838/name/ADI3314%20Prouni.pdf


http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/07/membro-da-equipe-de-aecio-neves-defende-privatizacao-da-universidade-publica/

Copyright © 2013 Brasil em Discussão. Traduzido Por: WST Design.