Image and video hosting by TinyPic

10 março 2014

NOVA CLASSE MÉDIA? A renovação da pirâmide social brasileira

Postado Por: Um quê de Marx Blog  |  Em: , , ,

Poderíamos falar que o Brasil possui uma nova classe, assim denominada como classe média?


Se formos analisar a questão de classes, seguindo o pensamento marxista, há existência de apenas duas grandes classes: os que detém o capital e a propriedade privada da terra e aqueles que detém apenas sua força de trabalho (os desprovidos de propriedade). Seguindo este pensamento vamos refletir...
"Em síntese: entende-se que não se trata da emergência de uma nova classe muito menos de uma classe média".*
Não há uma nova classe e sim a estrutura social está em mudanças, em "metamorfose" assim denominado pelo geógrafo Marcio Pochmann em seu livro "Nova classe média?". E essa metamorfose precisa ser analisada em vários aspectos, alguns deles é pela renda e consumo.

Então se não há uma nova classe, o que explica os discursos sobre ascensão de uma nova classe?

O nível de consumo aumentou, segundo estudos a partir de 2000, junto com apoio de políticas de apoio à rendas, fortalecimento do mercado de trabalho e entre uma série de outros fatores. Em geral esses fatos contribuíram para o fortalecimento das classes populares assentadas no trabalho. Não surgiu uma nova classe, o que acontece é o aumento da renda e consequentemente atua no aumento do consumo. Associam-se, sim, às características gerais das classes populares, que por elevar o rendimento, ampliam imediatamente no padrão de consumo. [...] o trabalhador não poupa, e sim gasta tudo o que ganha.
O adicional de ocupados na base da pirâmide social reforçou o contingente da classe trabalhadora, equivocadamente identificada como uma nova classe média.

  
_______________________
* Trecho retirado do texto original
Tabelas retidas do texto original
Texto original: Nova classe média?- Marcio Pochmann
Texto síntese: Blog um quê de Marx.

LEIA O CONTEÚDO DESTA POSTAGEM NA ÍNTEGRA, VEJA MAIS DADOS SOBRE ESTE ASSUNTO. CLIQUE AQUI E ACESSE.


Copyright © 2013 Brasil em Discussão. Traduzido Por: WST Design.