Image and video hosting by TinyPic

14 novembro 2013

3 LIÇÕES QUE DEVEMOS APRENDER COM O MOVIMENTO ZAPATISTA

Postado Por: Um quê de Marx Blog  |  Em:


Tendo origem a partir da década de 90,  o termo “ciberativismo” foi utilizado na luta Zapatista,  um dos vários fatos envolvendo contingentes da população na rede, criação de uma mídia alternativa, tanto nacional quanto internacional. 
O movimento Zapatista foi o desencadear de uma série de outros movimentos ativistas que se organizaram além de compartilhar informações na rede.

"ELES SE ATREVERAM"
A coragem revolucionária de ir a luta e contrapor a mídia hegemônica, que inclusive é prestadora de serviços para quem de certa forma a mantém;
A forma de organização e criação projetos de comunicação autônomos como: rádios, ferramentas audiovisuais, articulações online; e entre  outras ferramentas.
 Acreditar e efetivar a luta contra o monopólio das informações.






Que isso nos inspire, essa é a minha mensagem a todos os ativistas “onlines” e lembrando que as mobilizações presenciais seguem sendo insubstituíveis, e que continuemos fazendo da rede uma alternativa para democratizar a informação e comunicação.
Texto criado por Nanda Luxemburg,  baseado nas informações sobre o Zapatismo.
Caso deseje conhecer mais sobre o assunto acesse Zapatista, a mídia revolucionária . 




Licença Creative CommonsEste obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.

Copyright © 2013 Brasil em Discussão. Traduzido Por: WST Design.