Image and video hosting by TinyPic

17 outubro 2013

Seria bom se a Dilma/PT perdesse as eleições de 2014.

Postado Por: Átila Siqueira.  |  Em:



Eu sempre fui a favor do Partido dos Trabalhadores na presidência da república, porém, com os últimos acontecimentos de 2013 eu venho achando que pode ser bastante interessante ver a Dilma perder a eleição.

Eu vi as manifestações de Julho e o descontentamento de uma parte da população, em seguida, vejo os black blocks e anounymous quebrando tudo. Também tenho visto greves diversas e coisas do gênero, juntamente com inúmeras pessoas se colocando claramente contra o governo. Eu vejo também o governo do PT ser literalmente apedrejado por dois lados: pela direita e pela esquerda radical. E pior, vejo a culpa de tudo cair sobre o governo do PT, inclusive de problemas velhos do Brasil, como se em 10 anos fosse possível resolver problemas seculares. Qual país resolveu em 10 anos os seus problemas de educação e saúde?

Então, eu fico pensando que talvez seria melhor que o PT perdesse as eleições.

Seria interessante ver a extrema esquerda tendo Aécio Neves como presidente. Seria interessante ver os professores terem o piso salarial (decreto do Lula) anulado. Seria bom também ver o Prouni acabar, pois o vice do Serra, nas eleições de 2010, queria acabar com o programa.

Se os grupos sociais que estão nas ruas acham que a polícia está muito violenta e que a presidência não faz nada para mudar isso, seria então interessante eles se depararem com a polícia tendo a frente Aécio como chefe de Estado. Os professores de Minas sabem muito bem do que eu estou falando.

No fim das contas, o que eu vejo é que o PT cumpriu todas as suas promessas de campanha. É isso mesmo, peguem o programa de governo e vocês vão ver que praticamente tudo o que foi prometido foi cumprido. O projeto eleito foi realizado. Foram gerados os empregos, fez-se a distribuição de renda, o aumento salarial, as casas populares, as obras públicas, as vagas nas universidades e nas escolas técnicas e tudo mais, talvez com algumas poucas exceções.

Obviamente o Brasil precisa melhorar muito, mas ele nunca melhorou tanto quanto nesses últimos 10 anos. Ao mesmo tempo novas demandas são sempre saudáveis a democracia, porém, as pessoas parecem não perceber que existe forças políticas nesse país que desejam outras coisas para o Brasil, coisas que estão distantes do projeto político atual e que se referem a algo que já esteve antes em voga, uma política excludente e totalmente elitista.

O que eu me pergunto no meio disso tudo é se os professores e os grupos da esquerda radical vão gostar quando se verem com Aécio presidente e tendo arrocho salarial e muito cassetete da polícia.

No fim das contas, por mais que eu não queira isso de jeito nenhum, seria interessante se a Dilma perdesse a eleição. Seria bom para os bancos, para os grandes empresários e para a classe média reacionária. Afinal de contas, eles querem que o desemprego volte, que haja mão de obra barata de novo e que certos privilégios sejam somente para eles. Para o povo mesmo, para o trabalhador, será horrível se a Dilma perder a eleição.

Átila Siqueira.
Átila Siqueira é Historiador, Bacharel em História pela PUC-MG e escritor.

Copyright © 2013 Brasil em Discussão. Traduzido Por: WST Design.