Image and video hosting by TinyPic

12 agosto 2013

TeleSur Venezuelana deveria ser um canal aberto no Brasil - Por que nunca chegou a ser?

Postado Por: Sentença  |  Em:

TeleSur Venezuelana deveria ser um canal aberto no Brasil - Por que nunca chegou a ser?

Conteudo Original de:

Ocupa a Rede Globo OcupaTV

IMPERDÍVEL: Veja como milhões de venezuelanos se informaram esta semana pela TV ABERTA (em tela grande... em horário nobre...) sobre o ato desta semana na ocupação da Aldeia Maracanã. Repare no tempo de duração da reportagem, na mensagem transmitida, na contextualização da notícia e compare com o tipo de reportagem que nos é oferecido no Brasil. Há algo parecido no Brasil? Podemos um dia chegar a isso?


Assista a reportagem sobre a reocupação da Aldeia Maracanã clicando aqui

Graças à Revolução Bolivariana, a Venezuela possui hoje um dos mais completos sistemas de TVs públicas e comunitárias do mundo. Na TV aberta, por exemplo, existem 04 canais estatais: VTV (canal de debates políticos), TVES (canal de documentários educativos), VIVE (canal de programação jovem feito por dezenas de TVs comunitárias) e o genial TeleSUR (canal de jornalismo 24h/dia, voltado para a integração latino-americana).


CURIOSIDADE: Criado em 2005, o canal TeleSur é sem dúvidas um dos maiores legados deixados por Hugo Chávez ao continente latino-americano. Idealizado em parceria entre Venezuela, Cuba, Brasil, Argentina, Bolívia, Uruguai e Equador, o canal é hoje assistido via TV aberta em dezenas de países do mundo todo.


Idealizado por Chávez para servir de uma janela de integração latino-americana, desde o início o canal teve o Brasil como um de seus focos principais. Pensando nisso, anos depois, o governo Chávez, em uma atitude geopoliticamente ousada e corajosa, decidiu posicionar o satélite venezuelano Simon Bolívar sobre a America do Sul justamente visando atender e priorizar o público brasileiro (decisão arriscada que acabou deixando a América do Norte de fora, fato que, agora, já posicionado o satélite, não há mais como corrigir). O acordo com o Brasil era que o canal fosse transmitido na TV aberta brasileira como parte do projeto de integração continental. Mas, semanas antes de seus testes na TV aberta brasileira, como represália e a grande mídia brasileira estourou o escândalo do “mensalão” e o governo do PT nunca mais na vida jamais voltou a mencionar a palavra TeleSur.


O resultado disso é que o canal hoje é transmitido em TV aberta no continente todo, menos no Brasil, onde é proibido mesmo nas redes de TV paga (Net, Sky, DirecTV, etc.), quase totalmente dominadas por canais estadunidenses.


Entre os países aliados, houve na época um forte debate para que Chávez posicionasse o satélite cobrindo o norte da America do Sul, o Caribe e o EUA, visando privilegiar o público de língua hispânica destes países, mas Hugo Chávez decididamente confiou na promessa de Lula da Silva de unir o Brasil ao projeto de integração comunicacional. E hoje, infelizmente, todo o território brasileiro, que era prioridade para Hugo Chávez, acabou se tornando um imenso espaço vazio sem utilidade na cobertura do satélite que diariamente cobre todo espaço territorial brasileiro sem qualquer utilidade.


Um prejuízo enorme considerando o investimento.


Copyright © 2013 Brasil em Discussão. Traduzido Por: WST Design.