Image and video hosting by TinyPic

06 julho 2013

Tecnologia

Postado Por: Wagner  |  Em:

Wi-Fi público: saiba como tirar proveito da internet sem fio gratuita




Quem usa smartphone ou tablet em locais públicos sabe como é ruim depender exclusivamente da internet 3G, muitas vezes instável e "lenta". Recorrer a uma conexão Wi-Fi gratuita é a saída de muita gente para conseguir usar redes sociais e fazer check-ins. Mas é de graça mesmo? E seguro? Veja a seguir perguntas e respostas sobre esses pontos de acesso gratuitos.

Como saber se uma rede Wi-Fi é mesmo gratuita?

Em geral, as conexões Wi-Fi pagas exigem, além de um cadastro do usuário, a inserção de dados de pagamento como o número do cartão de crédito. Depois, pode ocorrer de pedirem a inserção de dados de senha e login, que são enviados previamente ao seu e-mail.

Como saber onde tem Wi-Fi grátis?

Você pode tentar identificar quais redes Wi-Fi estão disponíveis na listagem que aparece no seu smartphone ou tablet, mas também existem aplicativos e sites que indicam esses pontos de acesso. Entre eles estão o Mandic Magic, o Wi-Fi Finder,Brasil Free Wi-Fi e o Mapa Wi-Fi.

Conexões Wi-Fi públicas dispensam senha?

Nem sempre. No caso de bares e lojas, por exemplo, o proprietário pode fechar o acesso ao Wi-Fi com senha e fornecê-la apenas quando pedido pelo cliente ou se ele consumir algo no local.Se a rede possui senha, é comum o estabelecimento comercial divulgá-la em locais visíveis (em cartazes afixados nas paredes, por exemplo), além do aviso de "Wi-Fi Zone". Há também um aplicativo para iOS e Android, o Mandic Magic, com o qual usuários compartilham senhas que sabem de redes.

Nas conexões sem senha, basta conectar direto o Wi-Fi?

Nem sempre. Em alguns casos, por medida de segurança, o proprietário da rede pode exigir que você preencha um cadastro online e forneça alguns dados pessoais antes de liberar a conexão.

Meu smartphone ou tablet se conecta automaticamente ao Wi-Fi público?

Na primeira conexão àquela rede, não. É preciso escolher a rede que você se deseja conectar, quando ela for exibida na tela do dispositivo.

No sistema iOS, da Apple, a escolha é memorizada e, no próximo acesso, a conexão é automática. No Android, no caso de uma rede com senha, é preciso adicioná-la e pedir para salvar os dados. Em casos específicos, pode acontecer de o usuário ter de fazer novamente cadastro para acessar aquele Wi-Fi.

SAIBA COMO INSTALAR ROTEADOR PARA USAR REDE WI-FI EM CASA


É seguro conectar meu dispositivo a um Wi-Fi público?

Não é seguro, segundo Fábio Assolini, analista sênior de malware da Kaspersky, empresa especializada em segurança. É preciso tomar várias precauções básicas ao usar essas redes. "Qualquer dado trafegado nesse Wi-Fi público pode ser capturado por alguém mal-intencionado naquele mesmo local", alerta.

Como posso proteger meus dados ao acessar o Wi-Fi público?

Fábio Assolini, analista sênior de malware da Kaspersky, recomenda o uso de VPN (tecnologia que cria uma espécie de 'túnel' entre o dispositivo e o destino dos dados trafegados na rede). Essa solução, no entanto, não é muito popular e, em geral, é necessário pagar para usá-la.

Ao conectar-se ao Wi-Fi público, o ideal é nunca fazer compras online, usar internet banking, digitar senhas ou acessar e-mails. Verifique também se aparece 'https://' no início do site que você acessa nessa internet pública: isso indica, segundo o especialista, que os dados são criptografados (embaralhados) ao trafegar.

Toda conexão Wi-Fi aberta é pública?

Nem sempre. Há pessoas que não protegem suas conexões domésticas com senha de acesso, que acabam ficando acessíveis a qualquer dispositivo que esteja em seu raio de alcance. Se esse é o seu caso, há como proteger seu roteador. O Google recentemente divulgou dicas de segurança sobre o tema.


Sim, explica André Onodera, membro da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB-SP. Segundo ele, a invasão de dispositivo informático alheio passou a ser crime, de acordo com a lei 12.737 (apelidada de "Lei Carolina Dieckmann"). O dono da rede pode fazer a denúncia em delegacia especializada em crimes eletrônicos e uma perícia poderá comprovar o acesso indevido.Posso ter problemas se eu acessar o Wi-Fi de alguém, como um vizinho, que deixou a rede sem senha?

Se a pessoa usa o Wi-Fi público para cometer algum crime ou ofensa, o dono da rede pode ser responsabilizado?

Pode, diz André Onodera, membro da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB-SP. "A responsabilidade é de quem provê o acesso. Ele, portanto, deve procurar proteger essa rede para evitar problemas", explica.

Embora exista entendimento jurisprudencial de que o proprietário da rede não é diretamente responsável, dificilmente ele conseguirá identificar, diz o advogado, quem realizou aquele acesso devido ao grande número de pessoas que usam a rede.

Todos os aeroportos no Brasil têm Wi-Fi gratuito "oficial"?

Não. Segundo a Infraero o serviço está disponível apenas nos aeroportos de Manaus (AM), Pampulha e Confins (MG), Congonhas (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA), Santos Dumont e Galeão (RJ).

Existe Wi-Fi grátis dentro de táxis e ônibus?

Sim. No Brasil, no entanto, são poucas as cidades que dispõem do serviço. Em táxis,há um projeto piloto em alguns veículos que rodam em Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo.

Os passageiros podem usar o Wi-Fi por 15 minutos durante a corrida. Em ônibus, a cidade de São Paulo diz que pretende oferecer Wi-Fi em veículos da frota com auxílio da rede 4G, porém ainda não detalhou como fará isso. Em algumas paradas e terminais, já há Wi-Fi grátis.

Por que não consigo me conectar ao Wi-Fi grátis?

Dois problemas podem ocorrer: o mais provável é que a rede esteja com muitos usuários conectados simultaneamente e, portanto, você não consegue se conectar a ela. Outra hipótese é que seu dispositivo móvel esteja com algum problema. Se você usa iPhone, saiba algumas dicas de como consertar sua conexão.

Copyright © 2013 Brasil em Discussão. Traduzido Por: WST Design.