Image and video hosting by TinyPic

16 janeiro 2014

QUEM PRODUZ A SEGREGAÇÃO?

Postado Por: Um quê de Marx Blog  |  Em: ,

QUEM PRODUZ A SEGREGAÇÃO?

pensando: O espaço urbano* 
“A segregação espacial é a expressão das classes sociais”, é a prova real de que o antagonismos de classes existe e essa desigualdade podemos ver presente no espaço, seja urbano, como também no rural.
A palavra segregação possui um sentido amplo, lembrando que aqui no texto será abordado  a segregação residencial.
Para compreendermos um pouco mais afundo atenhamo-nos ao significado do conceito de áreas sociais- que segundo Shevky e Bell são áreas marcadas pela uniformidade da população em três aspectos: status socioeconômico, urbanização e etnia. Essas características homogêneas caracterizam certas áreas, ruas, bairros, avenidas. Por exemplo, bairros operários (populares), residências unifamiliares, condomínios de luxo, bairros nobres, área comercial de alto padrão e etc.
A segregação jamais pode ser aceita como algo natural que deve acontecer por elamentos e causas naturais ou pertencente a ordem vigente. NÃO! refute imediatamente argumentos oportunistas e reacionários como este.
A segregação tem causas, ou melhor, tem "os agentes causadores da segregação". Vejamos:

Os grandes proprietários industriais e as grandes empresas comerciais
São os que mais consomem o espaço, buscam sempre vantagens que satisfaçam seus interesses, terrenos mais baratos, infraestruturas, muitas vezes subsidiados pelo poder público. Podemos afirma com toda certeza que o espaço é construído em função desse agente.

Os proprietários de terra
É outro tipo de agente atuam obtendo renda fundiária da terra, o aluguel é um exemplo, seja para fins comerciais ou residenciais.

Os promotores imobiliários
É um conjunto de agentes que realizam tais tarefas: financiamentos, incorporação, aluguel, estudo técnico, construção do imóvel, venda do mesmo e etc.

O Estado
Enquanto uns acreditam que o Estado se constituiu para defender o direito e bem estar dos mais oprimidos, se engana.  O Estado muitas vezes é conivente com a iniciativa privada, contribuindo para o crescimento da segregação. E sem contar na questão habitacional, na qual carece de investimentos públicos para favorecer os mais necessitados por moradia e não tem condições de adquirir uma.




* de Roberto Lobato Corrêa


Licença Creative CommonsPublicação livre para edição e compartilhamento na rede, sem fins lucrativos e fonte devidamente citada.  Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Copyright © 2013 Brasil em Discussão. Traduzido Por: WST Design.